domingo, 23 de novembro de 2008

Aportuguesados

domingo, 23 de novembro de 2008
Mais uma notícia de um brasileiro a pendurar-se a nossa Selecção. Visto que os resultados da mesma não têm sido propriamente positivos, agora no inconsciente de cada um, surge a profunda vontade de ser o salvador da pátria (que não é a deles), sempre camuflada com o motivo do costume: "Portugal é um país que me deu muito e eu gostaria de retribuir de alguma forma". A frase é de Paulo Assunção, médio defensivo do Atlético de Madrid que na temporada passada actuou no Porto.
Isto não é um discurso de fascista ou de nacionalista, é um discurso de bom senso de um amante de futebol que gosta de ver jogadores que respeitam a sua cultura e que joguem pelos países onde realmente pertencem.

Lukas Podolski, Miroslav Klose, Odonkor ou Kevin Kuranyi jogam pela Alemanha.

Camoranesi pela Italia.

Marcos Senna pela Espanha.

Mehmet Aurelio pela Turquia.

Isto sem referir a Selecção francesa que parece uma invasão africana.

Apenas alguns exemplos la fora.

Voltando a olhar para nós, Paulo Assunção tem um talento inquestionável, uma leitura de jogo fantástica, um espírito de entrega incrível e é um jogador que possivelmente faria esquecer as saudades de Costinha ou Petit na zona mais defensiva do meio campo. No entanto são levantadas outras questões sérias.

Depois de Deco e Pepe será ético voltar a abrir as portas a mais um naturalizado?

Será que ele sente a nossa camisola da mesma maneira como sente um português nascido em Portugal?

Como será a nossa selecção daqui a uns tempos se entretanto se confirmarem rumores como este ou como o de Liedson?

Cabe então a Carlos Queiroz tomar a difícil decisão.São jogadores de qualidade mas para preservar a identidade da nossa selecção será preciso coragem para não ceder a tentação.Veremos se nesta ocasião o nosso treinador a terá...

3 comentários:

Ruben Alves

Pois é, concordo em absoluto com este post. Não só na nossa selecção mas em todas. Vejam bem, mais de metade das selecções do euro 2008 tinham jogadores brasileiros nas suas fileiras. E atenção, na croácia por exemplo Eduardo da Silva falou por lesão.

Wolfish

Pois é, vão desculpar-me mas eu tenho ideia diferente do assunto. Não sei até que ponto é que por exemplo o Deco, sente menos a selecção do que qualquer outro jogador da equipa das quinas. Aliás, ele tem sido dos melhores desde que lá está, com muito melhores prestações que o CR7, considerado o melhor jogador da actualidade. Se é para melhorar, então que venham eles! Desde que sejam naturalizados portugueses, porque não? Afinal de contas quando lhes dão o estatuto de portugueses têm tanto direito de jogar como os outros. Só podemos agradecer a jogadores como o Deco, que têm dignificado a camisola, bem melhor que muitos portugueses. É a minha modesta opinião...

Ruben Alves

Também é verdade, mas quatro não serão demais? Não estamos a perder um pouco da indentidade do nosso país? O Deco e o Pepe tem dado 110% pela camisola nacional, mais que muitos que nasceram em portugal, mas e a melhor solução não seri procurar soluções dentro do nosso campeonato? Penso que as naturalizações retiram um pouco da característica de cada futebol!

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates Blogger Styles