segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A solução para um clube chamado Sporting

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Têm sido atribuladas estas semanas futebolísticas. Têm acontecido vários casos no panorama nacional, cada um mais escandaloso que o outro, que, analisados em conjunto, podem trazer uma solução a curto prazo para o Sporting.

Uma valiosa lição de como funciona o bastidor do futebol português foi à pouco tempo lançada no Youtube. Estou a falar das escutas ao Sr. Pinto da Costa. Uma lição, perguntam vocês? Sim. O Sr. Pinto da Costa conseguiu, com certeza mexendo muitos cordelinhos, orquestrar uma autêntica operação de charme sobre as mais importantes infra-estruturas do futebol português. E o mais engraçado é que, agora, toda a gente sabe... as escutas são irrefutáveis. Toda a gente sabe que é necessária uma "autorização" do Sr. Presidente para o árbitro x ou y apitar um jogo. E o respeito, demonstrado por não lhe chamarem outra coisa sem ser sr. Presidente, que lhe é prestado, é típica de um homem que tem um poder enorme nos bastidores do futebol.

Porém, o Sr. Presidente foi a tribunal e não pode exercer a pressão nos pontos certos... deixou espaço aos abutres, que se mexeram assim que viram a oportunidade. Será apenas coincidência o sr. Presidente não poder dar nas vistas, e a rápida ascensão do clube da Luz? Quem sabe? O que é certo é que começou a aparecer o dinheiro dos "poços de petróleo" da Luz, e as vedetas vieram parar ao sitio certo. Os casos e o jogo fora de campo começou a virar-se para o lado dos encarnados.

O Benfica começou a acertar nas suas contratações, e o Porto nunca mais conseguiu "roubar" um jogador ao clube da Luz. O Benfica descobriu eventuais movimentações do Porto na CNVM, e precavido foi buscar um dos melhores jogadores (Ramirez) na "ilegalidade". Pagou uma multa, mas o Porto não lhe roubou a pedra precisosa.

E hoje em dia é o que se vê, o Benfica, apesar de ter conseguido construir sem dúvida o melhor plantel dos ultimos 20 anos, ainda é levado ao colo através de acções directas e indirectas (a última é a vergonha do castigo aplicado aos jogadores do Braga após os incidentes no túnel da Luz).

Ocorreu uma mudança no pano de fundo do futebol português, o sr. Presidente talvez já não seja tratado como tal nos bastidores, havendo agora outro abutre a aproveitar-se das falhas no sistema.

E como é que podemos tirar daqui uma solução para o Sporting? É muito simples. O Sporting tem de ter dirigentes que se saibam mexer habilmente no covil de cascavéis que são os orgãos federativos, tem de ser mais esperto que os outros a ir buscar os jogadores, têm de ter mais "ratice", ser mais malandros, deixarem de ser uns coitadinhos, serem mais mafiosos e batoteiros fora das quatro linhas, para dentro das quatro linhas terem as melhores "armas" para ganhar os jogos. Têm de se saber mexer, mover as influências, eventualmente ser batoteiros... porque meus amigos, o futebol é muito mais que um desporto, é um ninho de dinheiro, e onde há dinheiro, principalmente muuuuito dinheiro, há de haver sempre aqueles a que chamamos "mentirosos" ou "trapaceiros". Temos de viver com isso. Não podemos é nunca, mas nunca, ser chamados ou fazermo-nos de coitadinhos. A solução do Sporting não é mais do que fazer o mesmo e pior que os outros. A solução do Sporting é ter alguém que não tenha medo de se dar pelo clube, é ter alguém que está sempre AO LADO do clube e que não vá passar FÉRIAS ao Brasil e ao chegar... dizer que está pronto para "ajudar"... isso é o limite do ridículo.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates Blogger Styles