segunda-feira, 15 de junho de 2009

94 Milhões de Euros

segunda-feira, 15 de junho de 2009
94 Milhões de Euros. Este número está ligado a CR7 (ou CR9, a partir de agora, ou porque não CR94?), e a mais que adivinhada transferência milionária realizou-se entre o Manchester e o Real Madrid. Termina assim a novela "Ronaldo", o qual fez um compreensivo choradinho para sair do clube de Sir Alex. "Ele queria sair, simples como isso!" afirmou o escocês. Pois claro, ele queria sair, porque o sonho dele era ir para Madrid, facto que até compreendo, visto que o Real Madrid é o maior clube da história do futebol, com tantos títulos ganhos e com uma história tão rica. Mas há coisas nesta transferência que me fazem imensa confusão.


Ora vejamos: em letras relativamente pequenas, na capa do Record e de outros jornais desportivos vinha a notícia que o Sporting benificia de 2,5 milhões de euros com a transferência! Maravilhoso! O Sporting benificia com a formação do maior talento do mundo... até aqui tudo bem! Mas, quando abri o jornal e vi mais detalhes, reparei num pormenor insólito... a comissão do empresário ronda os 8 milhões de Euros! Ora reparem bem... um clube forma um jogador, ensina-lhe, com treinadores dedicados e que ganham, digo eu, meia duzia de tostões (pelo menos a comparar com os 8 milhões do Sr. Jorge Mendes), roupeiros, a sra. que lava o chão, enfim, uma estrutura de dimensões bastante razoáveis para ensinar os "miúdos" a jogar futebol. E depois, vem um senhor que move algumas influências, faz um negócio "milionário" com as pernas que não são dele e voilá, caem 8 milhões do "nada" no bolso dele. Parece um pouco injusto, ou não?

O Sr. Jorge Mendes faz o trabalho dele, e bem! É uma verdade. E deve ganhar por isso. Mas nunca uma soma que ultrapassa o que um clube de formação devia ganhar!! Há que sustentar todas as pessoas que trabalham numa formação! É esse o motivo que me deixa incrédulo!

Sou da opinião, muito sinceramente, de que a FIFA devia regulamentar esta situação. Não está certo estes senhores ganharem milhões com puro tráfico de influências, que é punido com crime. Conheço alguns empresários de futebol, cujo trabalho durante a tarde é passar a vida ao telemóvel, enquanto vão descortinando os segredos do Football Manager.

E quando ao valor do Ronaldo, só digo isto: como é que um jogador que corre menos 50% que qualquer outro companheiro de equipa durante o jogo consegue vir a ganhar o dobro ou o triplo?

Estamos a viver na época dos "hypes", e o maior "hype" futebolístico da história é sem dúvida o CR94. Melhor jogador do mundo? Claro que não, fez uma época "normal". O mais famoso, mediático e sobre-valorizado, claro que sim!

1 comentários:

Ruben Alves

Lindo! Tudo o que se podia dizer tu disseste-o neste post. E logo eu que andava já sem dormir a pensar que era o único a ter esta opinião. 94? Como o mestre Cruiyff disse, nenhum jogador de futebol vale isso! Limite de tranferências por época era já para ontem.

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates Blogger Styles